segunda-feira, 2 de março de 2009

Jipes tem alma. Alguns objetos feitos pela mão do homem possuem este dom: Instrumentos musicais, pequenos aviões, mandalas, navios e antigas máquinas de escrever são alguns exemplos de que a mente humana pode criar mais do que um simples emaranhado de ferro e parafusos.

Jipes, assim como pessoas, são singulares em sua essência. Não existem dois iguais! Cada um foi sendo moldado desde o dia em que saiu da fábrica por suas próprias experiências e pelas pessoas com quem conviveu. Um jipe é um pouco pai, um pouco filho e muito irmão daquele humano com quem divide o seu caminhar.

Eles tem suas manias - o meu, por exemplo, detesta acordar nos dias frios - e uma personalidade que não existe nos modernos carros em linha, projetados por computadores e construidos por robôs. Jipes carregam o contato de dezenas de mãos humanas que partilharam um pouquinho de suas energias com cada porca apertada desde a linha de montagem até os atuais mecânicos com especialização em geriatria. Eles sabem como ninguém manter essas máquinas atemporais em perfeito estado de saúde!

Você sabia que seus motores foram projetados para durar um milhão de quilômetros rodados? Pois é... existiu uma outra filosofia nas pranchetas das indústrias antes da cultura do descartável se instalar.

6 comentários:

  1. Puxa, ainda me lembro de todos indo prá Ibiúna na traseira do Jipe e o seu pai dirigindo e falando que no Toyota a gente não conversa, só faz "hum-hum" e que sim com a cabeça sorrindo, porque o barulho é do motor tanto que ninguém escuta ninguém...

    ah! E essa é sua: "se o toyota saisse de fabrica com cinto de segurança, este seria uma corrente"... eheheh...

    Mas que é um jipe excelente, é... 8))

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Dá pra acreditar que este nosso mesmo companheiro de infância, com o qual iamos felizes da vida sacolejando até o sítio, está pronto para atravessar 5 paises 30 anos depois?

    ResponderExcluir
  3. Este jipe literalmente está atravessando gerações.O pior é que a gente envelheçe e ele está cada vez mais novinho...rsrsrs.Assim não vale!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fefë....nao posso deixar de comentar....eu ja sabia o quanto vc gosta deste teu jipinho, agora então!!! puxa que responsabilidade sera minha em ser sua copiloto heim! mas com certeza sera uma experiëncia e tanto, pois ao voltarmos este jipinho tera recebido tanta energia boa,que se ele tem esta alma, na qual vc falou, voltara mais renovado ainda desta, que esta viagem sera uma das muitas que virão.....Bora la jipinho, vamos nessa!!! .....Alice

    ResponderExcluir
  5. lu, ja adicionei voce na minha lista de blogs. como faço pra seguir o blog?bj Ro

    ResponderExcluir