quarta-feira, 4 de março de 2009


Faltando dois dias para a partida é claro que o meu amigo Murphy começou a aprontar das suas. O fato mais bizarro do dia aconteceu enquanto eu verificava se todos os mapas necessários estavam carregados no GPS. E passeando com o cursor sobre a fronteira do Chile com a Bolívia me deparei com uma série de pequenos avisos pouco animadores como o reproduzido na foto acima.

Herança das tensões que existiram na região durante a era Pinochet as minas terrestres são uma triste realidade no deserto. E é óbvio que nem todas as áreas que foram minadas estão mapeadas. Uma estimativa de exército chileno feita em 2003 aponta a existência de mais de 123.000 minas em 180 campos. Nos últimos dez anos houve cerca de 155 acidentes com vítimas.

Num tratado firmado em 1997 o Chile se comprometeu com a retirada gradual das minas terrestres instaladas em suas fronteiras, não só com a Bolívia, mas também com o Peru e a Argentina. O trabalho perigoso, caríssimo e muito demorado pode ser acompanhado no site da ONG Landmine Monitor: http://www.icbl.org/lm/

E como o Murphy estava empolgado recebi a notícia de que o carro da transportadora que estava trazendo o último lote de mantimentos da Liofoods foi roubado. E é claro a carga foi pro beleléu. As meninas da Liofoods, atenciosas como sempre, estão preparando um novo lote que deve ser entregue amanhã. Afe!

9 comentários:

  1. Por Favor..não esqueçam de levar junto as tralhas de vcs um bom detector de minas terrestres...kkkkkk....pois correm um serio risco de adiantar as festas juninas.....kkkkk...Creduuuu!!!! brincadeirinha..
    Grande abraços a vcs.

    ResponderExcluir
  2. Sassa...É como diz a musiquinha..."Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho..."

    ResponderExcluir
  3. Putz! Que tristeza... é uma pena ver que nós, aqui no Sul temos as mesmas mazelas que o resto do mundo... bom, mas vocês podem adaptar um detetor de metal no Toyota... (piração minha, mas ia ser muito útil, pelo visto...)

    ResponderExcluir
  4. Nao se preocupem....ja estamos providenciando, macacao blindado, colete a prova de fogo, etc...va que alem de mina e outros perigos, encontramos alguns guerrilheiros escondidos por la...hehehe...e nao se esquecam que Fefe esta levando uma Personal Security..Afinal nao quero ficar viuva, tao cedo, por isso vou junto....Beijo Alice

    ResponderExcluir
  5. Fernando,
    Lembra daquele joguinho campo minado?
    Faz um test-drive nele antes.
    Boa viagem. Que Deus te acompanhe. Que nenhuma mina entre no seu caminho.

    Um beijo.
    Bete

    ResponderExcluir
  6. Ai, abiiiigo! Sei que essa viagem é explosiva, mas não leve tudo tão ao pé da letra, tá???

    Alice, pufavô, mantenham-se apenas no país das maravilhas, tá?

    Mas como cantaria Raul...

    "O que eu queria mesmo era ir com vocês, mas já que eu não posso boa viagem, até outra vez..."

    E retornem logo, cheios de imagens e histórias divertidas!!!

    ResponderExcluir
  7. Fe cuide mto bem da "NOSSA" Personal Security ela é uma mina mto preciosa...KKKKKKK......
    Boa viagem. Lembrem-se Deus esta dentro de cada um de nós basta vcs se conectarem.
    Bjussssss

    ResponderExcluir
  8. Fêêêê...

    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!

    Felicidades, mta paz, $$$, saúde e sucesso sempre!!!

    Aproveite bem hj e curta mto ai c/ a Alice nessa Ilha maravilhosa, afinal vcs merecem!!!

    Bjusss

    Priminha e família...

    ResponderExcluir
  9. Parabens a voce, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vidaaaaaaa!!!!!tudo de maravilhoso é o que desejoa voce meu irmão e que esta data se repita muitas vezes em sua vida>>>>.Grande e fOrte abraço a ti e a Alice..Ps. Alice..por favor...me represente e puxe a orelhinha dele 42 vezes...rsrsrsr..obrigaduuu!!!

    ResponderExcluir